quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A sociedade do Espetáculo


Hoje aconteceu a primeira transmissão em alta definição do Jornal do Almoço da RBS TV (RS), e eu estava lá. O dia estava escaldante, o sol à pino queimava a pele e fazia o suor escorrer pelo rosto, mas mesmo assim milhares de pessoas se aglomeravam para tentar enxergar o espetáculo.
Eu estava em um lugar, digamos assim, privilegiado, pois não precisava competir por um lugarzinho e nem me espremer no meio da multidão. Então eu pensava cá com os meus botões: por que toda essa gente está aqui, com esse calor de 30º graus? Será que eles não deveriam estar trabalhando, na escola ou em qualquer outro lugar? Hoje cheguei realmente a seguinte conclusão: Vivemos na Sociedade do Espetáculo. Eu concordo plenamente com as teorias de Guy Debord!
Muitas das pessoas que estavam na praça XV, hoje à tarde, nem sabiam o que significava todo aquele circo montado ao ar livre. Na verdade, grande parte delas nem vai ter acesso aos aparelhos digitais tão cedo. Eu também não sei o que vai mudar na minha vida após este dia, e olha que eu sou uma futura profissional da comunicação. Será que não é muita espetacularização para pouco caso?

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos tentar apoiar o blog hmm, bacana o texto e na realidade a rbs e a globo já fazem isso há muito tempo.